terça-feira, 3 de maio de 2011

Zen Buddhismo e a MOQ

Zen Buddhismo




A Metafísica da Qualidade tem como eixo a união, integração dos opostos complementares que regem as leis da vida. A divisão, ruptura entre o racional e o romântico, o objetivo e sujeito, a lógica e a criatividade, o positivismo e o idealismo, a mente e a matéria é a causa principal de todos os conflitos humanos, e por séculos e séculos até os dias atuais são os resquícios deixados pela filosofia clássica ocidental.

Para Pirsig, a Qualidade  reside na união do subject e do object. É o terceiro fator entre os dois lados opostos. Para a visão clássica o logos, o lado objetivo, lógico não se mistura com a subjetividade das artes, do sentimento, do idealismo - mythos. Essa divisão é apenas uma invenção humana - causa direta no conflito entre os dois lados e a perda de qualidade.

"Qualidade! Virtude! Dharma! Era aquilo que os sofistas ensinavam! Não o relativismo ético. Não a “virtude” pristina. Mas a aretê. A superioridade. O dharma! Anterior à Igreja da Razão. Anterior à substância. Anterior até mesmo à dialética. A Qualidade era absoluta. Aqueles primeiros professores do Ocidente estavam ensinando Qualidade, e por meio justamente da retórica. Ele estava agindo certo, o tempo todo." (ZAMM; pág. 374)

Portanto, a filosofia de Pirsig não é nenhuma novidade para o Zen, pois o Dharma é a Qualidade, a união dos opostos como complementares, a realização do Uno. A alternativa para o materialismo ou o misticismo, é a não dualidade. A Qualidade, o Buda podem ser encontrados entre os circuitos de computadores, na arte da música, na manutenção de uma bicicleta, na faxina diária, etc.  Essa era a visão do ideal que permeiou toda a filosofia de Nietzsche - "Além do Bem e do Mal".

Tentar definir o Zen Budismo é um risco de se cometer erros - onde as armadilhas e a definição estática de palavras saem da experiência imediata do Zen - ou seja, seria como tentar agarrar o vento.
O Zen Buddhismo consiste somente na prática, é uma filosofia pragmática, cética e empiricista radical:
Sem buscar respostas imaginatórias ou a busca da verdade através do raciocínio, somente a prática de aperfeiçoamento além das limitações sujeito/objeto podem ser levadas a realidade última. Para Buda o Dharma reside entre a mente e a matéria, e esse sentimento do Uno busca a não-divisão entre os dois - e sim a integração.

Nesse contexto, o Zen é aplicado como a busca da Qualidade na prática de manutenção de motocicletas, no trabalho, na pesquisa científica ou em qualquer atividade humana. Esta é a ideia central da Metafísica da Qualidade.

Para se entender melhor o pensamento do Zen, recomedo os livros "Introdução ao Zen Budismo" de D.T Suzuki e "Mente Zen - Mente de Principiante" do mestre Shunryu Suzuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário