terça-feira, 3 de maio de 2011

F.S.C Northrop e a MOQ

F.C.S Northrop



O livro "The Meeting of East and West" do filósofo norte-americano muito respeitado por Bertrand Russell, que veio a influenciar bastante o começo das pesquisas de Robert Pirsig, durante sua viagem à Coréia do Sul.

"O livro de filosofia, chamado O encontro do Ocidente com o Oriente, de autoria de F.S.C. Northrop, defende a idéia de que o “contínuo estético indiferenciado”, do qual se origina o teórico, é mais conhecido.
O livro afirma que há na existência humana um componente teórico essencialmente ocidental (que corresponderia ao passado de laboratório de Fedro) e um componente estético, que se percebe de maneira mais forte no Oriente (que se relacionava ao passado coreano de Fedro), e esses componentes pareciam jamais se encontrar. 
Os termos “teórico” e “estético” correspondem ao que Fedro mais tarde chamou de modalidades clássica e romântica da realidade, e provavelmente influenciaram a criação destes termos muito mais do que Fedro poderia imaginar. A diferença é que a realidade clássica é essencialmente teórica, embora tenha uma estética própria, e a realidade romântica é essencialmente estética, embora tenha uma teoria própria. A divisão em teórico e estético ocorre dentro de cada modalidade. A divisão em clássico e romântico ocorre entre mundos separados. "

(ZAMM - pág.125)

Nenhum comentário:

Postar um comentário