terça-feira, 3 de maio de 2011

Charles Darwin e a MOQ

Charles Darwin



Robert Pirsig encontrou em seus estudos como bioquímico e na evolução darwinista a chave para o fator dinâmico que impulsionou a vida, das combinações inorgânicas até as formas de organização mais complexas - sociais e intelectuais.

A revolução de Charles Darwin, é uma influência major no conceito de Pirsig para "níveis evolucionários da moralidade". Esta aplicação da teoria foi uma vanguarda na época que a MOQ foi introduzida, mas atualmente já podem ser encontradas ideias correspondentes na biosociologia de Edward O. Wilson e na memética de Richard Dawkins.

Em resumo, o fator primário da cosmologia compreendido é o padrão estático chamado de inorgânico, que de combinações de padrões dinâmicos e aleatórios de componentes químicos surgiram o segundo modelo da evolução: a vida. Desta forma, o segundo padrão estático chamado de biológico foi evoluindo para formas de vida mais complexas com novas combinações dinâmicas e melhores condições adaptativas com as leis estáticas - daí o surgimento da sociedade. O terceiro padrão estático de qualidade compreendido como sociedade, formas de organização de seres vivos para sobrevivência, foram ao longo do tempo gerando formas de sub-divisão de tarefas (qualidades estáticas) em que cada vez se tornou mais necessário para os humanos (topo da cadeia) o surgimento da consciência e do raciocínio lógico como um aparato de sobrevivência. No último nível do topo cosmológico portanto temos o padrão intelectual, em que ideias (memes) passam por uma clivagem evolucionária onde as que mais se adaptam no contexto social (estático) do momento sobrevivem. É importante que geralmente as ideias revolucionárias (dinâmico) entram em conflito com os valores estáticos de uma sociedade.

Em efeito, Pirsig simplesmente expandiu a aplicação do pensamento darwinista para abranger todas as realidades físicas, em vez de se resumir na realidade biológica isoladamente, A validade disto parece questionável, portanto se cada nível de Padrão de Qualidade Estática  é tratada separadamente, pode-se visualizar como a evolução pode ser aplicada na MOQ.

No padrão de qualidade estática, átomos instáveis, moléculas ou componentes quebram em combinações dentro dessa realidade inorgânica estável. Componentes estáveis têm maior Qualidade ou valor e são simbolicamente mais "moral" neste nível.

Na realidade orgânica, a evolução é aplicada de acordo como concebeu Darwin: Os mais aptos sobrevivem para reproduzir, selecionando traços úteis ao longo das gerações. Adaptação se relaciona com Qualidade, com o mais apto, o ser mais "moral".

Similarmente, dessa maneira temos o padrão de qualidade estática Social e Intelectual, no qual destes padrões o que é de maior benefício para sociedade e o ideiais intelectuais são o "mais moral" e deveria ser encorajados à persistir pelas gerações futuras. Padrões detrimentais não sobreviveriam e seriam deixadas de lado.

Pirsig nota que sempre que houveram conflitos entre o nível competitivo de moralidade, e isto também é aparente que a distinção entre social e intelectual podem ser dificultosos de se conciliarem sempre, como novos conceitos intelectuais aceitos e entre moralidades sociais incorporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário